quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Cajado

Uma forma de relatar visualizar um sonho é dividi-lo em 3 partes:
Visão, Forma e Conhecimento.

O primeiro momento é o estado visionário, o segundo é a mão na massa e o terceiro o conhecimento que se extrai do sonho.

A seguir, relato do sonho “cajado” conforme a sequência visão forma conhecimento

1-
Visão, o primeiro momento
Durante a dormência sonhei que uma pessoa estava no interior do Palácio da Justiça com um cajado de madeira na mão. Ele havia retirado o de um pedestal no qual se encontrava afixado, pois se tratava de uma escultura em homenagem a alguém que havia falecido, estava escrito no cajado, na parte superior, a data de nascimento e morte do homenageado por aquela escultura.

2-
Forma, o segundo momento

Procure um cajado e preste a atenção nele.

3-
Conhecimento, o terceiro momento

Segue textos sobre o cajado, para completar seu conhecimento vide Jung, Freud , etc.

Criando Cajados

Okô

O Orixá Okô é o orixá da agricultura. Chibata de couro, cajado de madeira. Toca uma flauta de osso. Veste branco.
Divindade da agricultura, ligado a colheita dos inhames novos e a fertilidade da terra. Orixá Nagô, pouco conhecido no Brasil. Na época em que os escravos aqui chegaram, não deram muita importância a este Òrìxá, considerando como Orixá da agricultura, em seu lugar, Òfún, e dos grãos a Obaluaiyê.
Quando manifesta-se leva um cajado de madeira que revela sua relação com as árvores, traz uma flauta de osso que lembra sua relação com a sexualidade e a fertilidade, é confundido com Oxalá, pois veste-se de branco. Seu Òpásórò (cajado), no Brasil, é confeccionado em madeira. Sendo um Orixá raro, tem poucas qualidades conhecidas. É um Orixá rico.

Fonte: Wikipédia

O que é um cajado?

Pelo que eu já vi nesses filmes religiosos, o cajado é um pedaço de madeira parecido com um cabo de vassoura, cuja extremidade superior é encurvada. (Anônimo)

Nenhum comentário: